Energia Eólica Offshore - A Ambição Portuguesa
Estratégia europeia abre caminho às ambições portuguesas em matéria de energia eólica offshore
Os países europeus estão a privilegiar a energia eólica offshore, e Portugal solidificou a sua posição na vanguarda desta revolução renovável.
Estratégia europeia: Uma visão unificada para as energias limpas
O mais recente plano estratégico da União Europeia sublinha a importância da energia eólica offshore para alcançar os seus ambiciosos objetivos climáticos.
Algumas das medidas são:
- A rápida instalação de projetos de energia solar e eólica, combinada com a instalação de hidrogénio renovável, permitirá poupar cerca de 50 mil milhões de metros cúbicos de importações de gás;
- Novos planos nacionais RepowerEU no âmbito do atualizado Plano de Recuperação e Resiliência - para apoiar investimentos e reformas no valor de 300 mil milhões de euros;
- Nova legislação e recomendações para um licenciamento mais rápido das energias renováveis, especialmente em "zonas favoráveis" específicas com baixo risco ambiental;
- Novas propostas da UE para garantir que a indústria tem acesso a matérias-primas essenciais;
- Novos mecanismos competitivos (apoios à produção) para aumentar o fabrico de componentes para as energias solar e eólica, baterias e eletrolisadores.
Uma das medidas propostas no Pacto Ecológico Europeu consiste em aumentar o objetivo europeu em matéria de energias renováveis para 2030 de 40% para 45%.
A estratégia da UE em matéria de energias renováveis offshore estabelece objetivos para uma capacidade instalada de, pelo menos, 60 GW de energia eólica offshore e 1 GW de energia oceânica até 2030, e de 300 GW e 40 GW, respetivamente, até 2050.
Objetivos e estratégia portuguesa: Liderança pelo exemplo
Alinhado com a visão europeia, Portugal delineou os seus próprios objetivos ambiciosos. O Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) prevê o desenvolvimento de uma capacidade eólica offshore substancial na próxima década, marcando uma componente chave da estratégia de transição energética mais alargada do país.
O investimento em infraestruturas marítimas, quadros regulamentares e projetos de colaboração com países vizinhos fazem parte da estratégia de Portugal para aproveitar a sua extensa linha costeira para a produção de energia limpa.
Portugal tem estado na vanguarda do desenvolvimento das energias renováveis, sendo que uma parte significativa da sua produção de eletricidade provém de energias renováveis, incluindo a hídrica, a solar e a eólica. Embora os esforços eólicos offshore do país não tenham sido tão pronunciados como alguns dos seus vizinhos do Norte da Europa, houve avanços no setor.
Num relatório técnico divulgado publicamente, o LNEG estima o potencial técnico de energia offshore de Portugal em 38 GW (36 GW flutuantes + 2 GW fixos), tendo em conta os recursos energéticos disponíveis e as limitações geográficas, ambientais e de utilização do mar.
Entre outras energias renováveis revistas, no total, em 2030, Portugal deverá ter uma capacidade de produção de eletricidade de 47 GW, acima dos 32 GW previstos no PNEC em vigor e muito acima dos 23 GW de capacidade instalada atualmente.
Inovação tecnológica: Rumo a um futuro mais verde
A tecnologia subjacente à energia eólica offshore na Europa e em Portugal é simultaneamente inovadora e competitiva. A tecnologia de turbinas eólicas flutuantes, em particular, oferece uma solução promissora para a costa de águas profundas do país. Portugal já demonstrou a sua dedicação a esta tecnologia com a inauguração do projeto WindFloat Atlantic perto de Viana do Castelo, o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo.
A estratégia da UE para as energias renováveis ao largo da costa analisa uma vasta gama de tecnologias. Algumas delas estão já bastante avançadas, enquanto outras estão ainda a caminho da fase comercial.
Evolução do mercado: Um novo amanhecer no mix energético
O papel da energia eólica offshore nas matrizes energéticas europeia, especialmente na Alemanha, Países Baixos e Bélgica, e portuguesa está a assistir a uma ascensão sem precedentes. De uma quota relativamente modesta há apenas uma década, a energia eólica offshore constitui agora uma fração crescente do cabaz energético da UE.
De facto, o setor da energia irá ultrapassar o dobro da sua dimensão até 2050 e sofrerá uma transformação fundamental devido à adição de mais de 14 000 GW de nova capacidade solar e eólica. Até 2050, as energias eólicas e solar dominarão a produção a partir de fontes renováveis. O setor necessitará de uma maior flexibilidade para ter em conta a variabilidade diária e sazonal da energia solar e eólica.
Leilões portugueses: Um catalisador de mercado
Numa iniciativa para acelerar a transição e atrair investidores globais, Portugal deu início a leilões para projetos de parques eólicos offshore. Estes leilões não só validam o empenho do país nas energias renováveis, como também estabelecem um mercado competitivo, garantindo que a nação assegura as melhores soluções tecnológicas aos preços mais favoráveis.
Portugal tem grandes ambições no domínio da energia eólica offshore, especialmente a flutuante. As autoridades criaram grupos de trabalho em três áreas-chave: (i) espaço marinho, (ii) infraestruturas portuárias e (iii) ligação à rede.
Portugal divulou áreas para as energias renováveis offshore e vai lançar o seu primeiro leilão de energia eólica offshore ainda este ano.
Prevê-se que o leilão tenha lugar EM outono de 2023. O Governo está também a preparar um conjunto de regulamentos para a atribuição de áreas e o modelo de leilão.
O primeiro leilão incluirá Viana do Castelo, Leixões e Figueira da Foz, num total de 3,5 GW, nas seguintes localizações:
Trata-se de um procedimento concursal centralizado com receção do título de reserva de capacidade e do título de utilização privativa do espaço marítimo.
Subvenções para acelerar o desenvolvimento sustentável de projetos eólicos offshore
- Horizonte Europa: este programa publica todos os anos vários convites à apresentação de propostas que, entre outros, abrangem também temas específicos no domínio das energias renováveis offshore. Cada programa de trabalho é concebido para 2 anos e é estabelecido com tópicos, entre outros, no domínio do fornecimento de energia, sistemas e redes de energia, armazenamento de energia e desenvolvimento de soluções climáticas. No Horizonte Europa, a taxa de financiamento base para as empresas é de até 70% dos custos elegíveis do projeto para ações de inovação (nível de maturidade tecnológica (TRL) de 6/7). Para ações de investigação e inovação (até TRL 5), o financiamento pode ir até 100% dos custos elegíveis do projeto.
- Conselho de Inovação da UE (EIC): apoia inovações disruptivas ao longo de todo o ciclo de vida, desde a fase inicial de investigação até à prova de conceito, à transferência de tecnologia e ao financiamento e expansão de empresas em fase de arranque e PME. Embora o EIC Accelerator (TRL 6-9) seja o principal instrumento do EIC, existem também opções para projetos de TRL inferior através do EIC Pathfinder (TRL 1-3) e do EIC Transition (TRL 3-5).
Tipo de financiamento concedido:
/ Pathfinder (TRL 1-3): Subvenções até 4 milhões de euros
/ Transição (TRL 3-5): Subvenções até 2,5 milhões de euros
/ Acelerador (TRL 6-9): Subvenções até 2,5 milhões de euros + capital próprio até 15 milhões de euros
- Fundo de Inovação (FI): foi concebido para expandir tecnologias limpas inovadoras e para financiar a demonstração de projetos pioneiros altamente inovadores com um impacto altamente positivo na descarbonização. O FI apoia até 60% dos custos relevantes dos projetos e das despesas gerais quando se trata de projetos de grande escala (> 7,5 milhões de euros).
Portugal também tem apoios para investimentos verdes neste domínio, como:
Regime contratual de investimento: até 60% do investimento em inovação empresarial (projetos superiores a 25 M€) ou aceleração de investimentos estratégicos como operações de valor inferior a 25 M€ e concretizadas até 31 de dezembro de 2025, declaradas estruturantes para a transição para uma economia neutra em carbono, incentivando:
- Produção de equipamentos relevantes para a transição: baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, eletrolisadores e equipamentos de captura, utilização e armazenamento de carbono; ou
- Produção de componentes concebidos e utilizados diretamente na produção desses equipamentos;
- Produção ou recuperação de matérias-primas críticas relacionadas com a produção dos equipamentos e componentes descritos [(i) e (ii)].
- Inovação empresarial (apenas PME): apoiará até 40% do investimento (não reembolsável) em máquinas/equipamentos, equipamento informático e construção civil para, fundamentalmente, criar um estabelecimento ou aumentar a capacidade ou adaptar um estabelecimento existente.
- FTJ Médio Tejo (apenas não-PME em determinados locais de Portugal): até 40% do investimento para não-PME, o que acelerará investimentos estratégicos como a produção de equipamento relevante para a transição: baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, eletrolisadores e equipamento de captura, utilização e armazenamento de carbono.
Em conclusão, à medida que a Europa reformula o seu panorama energético, Portugal está a posicionar-se como um farol de desenvolvimento sustentável. Com uma estratégia clara, tecnologia inovadora e uma quota de mercado crescente, as perspetivas da energia eólica offshore do país são mais brilhantes do que nunca.