Setor agroalimentar

A PortugalFoods, entidade gestora do cluster do Setor Agroalimentar nacional apresenta “Trends 2024”, um estudo que apresenta as 10 grandes tendências do setor para 2024.


A principal conclusão retirada deste estudo, é a de que os consumidores continuam preocupados com aumento dos preços, mas tendencialmente estão a mudar o foco da sua preocupação nos custos para o cuidado com o que ingerem, preferindo alimentos mais saudáveis e que permitam cuidar da sua saúde. Outro tema importante é a preocupação na seleção dos produtos alimentares, focando-se por marcas que, no seu processo produtivo, tenham preocupações com o ambiente. Por outras palavras, não procuram apenas produtos baratos, mas alimentos pensados para impactarem positivamente o melhor de dois mundos: o corpo e o planeta.


As 10 grandes tendências que irão impactar o setor agroalimentar no curto e médio prazo:

  • Ingredients: Taking the spotlight (Ingredientes-Estrela): Procura por um ingrediente específico na escolha do produto (as novas gerações procuram proteína e minerais e as mais velhas procuram produtos com vitaminas, fibras ou Ómega-3);
  • Nurturing Nature (Nutrir a natureza): Aumento da procura por produtos que protejam o ambiente e a natureza, ou seja, que usem menos água, protejam as florestas ou utilizem apenas energias renováveis no seu processo produtivo;
  • Prioritizing Prevention (Priorizar a prevenção): Aumento da procura por alimentos que ajudem em questões de saúde, desde gestão do peso, sistema imunitário, envelhecimento saudável, etc;
  • Plant-Based: The Rise of Applied Offerings (À base de plantas: A ascensão das ofertas aplicadas:) Aumento da procura por alimentos à base de plantas, escolhas vegan etc;
  • Local goes Global (Local torna-se global): Aumento da curiosidade/disponibilidade para novas experiências culinárias e para conhecer refeições de outras zonas do planeta;
  • Home Kitchen Heroes (Heróis na cozinha): Aumento do tempo dedicado à cozinha e criatividade culinária, bem como aumento do consumo de produtos mais saudáveis, que ao mesmo tempo lhes permitam economizar o custo das refeições;
  • Indulging in Health (Indulgência saudável): Os consumidores pretendem que os snacks e a comfort food que consomem (comida de conforto - bolachas, produtos de pastelaria, chocolates, gelados, refrigerantes, entre outros) sejam feitos com ingredientes “saudáveis”, substituindo/diminuindo os açúcares refinados;
  • Ocean of Possibilities (Oceanos de Possibilidades): Aumento de consumo de produtos de origem marinha, como o caso de alimentos e bebidas com microalgas;
  • H20: Quenching the Future (H2O: diversificar o futuro): Aumento do consumo de produtos como eletrólitos, isotónicos e bebidas de frutas antioxidantes, resultado da crescente preocupação com a hidratação e o envelhecimento saudável;
  • Minimizing the Noise (Minimizar o ruído): Preferência por embalagens claras e limpas na sua comunicação, com um bom conteúdo e sem conteúdos e elementos visuais exagerados (resultante do aumento da preocupação por transparência e a honestidade na informação nutricional).