Produção de embalagens sustentáveis

A empresa sueca Tetra Pak é pioneira na investigação da utilização de radiação sincrotrónica para a produção de embalagens de alimentos e bebidas mais sustentáveis, feitas de materiais de origem vegetal.

A radiação sincrotrónica, é habitualmente utilizada na investigação científica como ferramenta para investigação e desenvolvimento na área da ciência dos materiais, e quando comparado com outras fontes de raios X, oferece mais luminosidade, alta diretividade e variabilidade energéticas, fatores estes que a tornam a fonte mais adequada para a investigação do uso de materiais de origem vegetal. Estas novas embalagens de origem vegetal, para cumprir com as crescentes exigências da sustentabilidade, deverão garantir não só a segurança alimentar, como ser recicláveis e mais resistentes aos líquidos e à humidade.

A primeira experiência de investigação e desenvolvimento industrial da ForMAX, estação de investigação completamente nova dedicada ao estudo de materiais florestais (localizada no laboratório MAX IV em Lund, Suécia) visa a otimização da composição dos materiais utilizados nas palhinhas de papel.

Com esta investigação, a Tetra Pak está a ajudar a descobrir novos conhecimentos sobre materiais de origem vegetal como base para futuras inovações.