Mudar o futuro da Produção alimentar com o 5G

O 5G tem vindo a tomar um papel fundamental na indústria agroalimentar, sendo um dos ingredientes chave capaz de revolucionar o modo como os alimentos são produzidos, e impulsionar esta indústria rumo a um horizonte mais inteligente e sustentável.

A origem desta mudança começa nos campos de produção agrícola, com a crescente aumento da designada “agricultura de precisão”, que integra sistemas de produção mais modernos e competitivos. O 5G tem contribuído para o aumento da utilização de soluções como inteligência artificial, robótica, realidade aumentada e realidade virtual (AR/VR), biotecnologia e big data.

A aliança entre a tecnologia e a sustentabilidade já tem aplicabilidade prática nomeadamente, pelo uso de ferramentas que permitem a avaliação da qualidade dos solos e o respetivo ajuste das necessidades de rega e aplicação de fertilizantes, do uso de drones que facilitam o controlo das pragas, e de algoritmos que potenciam a produtividade e longevidade dos solos e a minimização dos impactos ambientais, entre muitos outros exemplos.

A utilização desta tecnologia permite aumentar a eficiência, a produtividade e a competitividade da indústria. A estimativa é de que o 5G ajude a aumentar entre 20% e 30% o nível de produtividade do setor. A ultra-baixa latência do 5G permite ligar todas as máquinas e sensores de uma fábrica, bem como controlar a produção em tempo real, sem cabos e sem falhas. Pela análise em tempo real de mais imagens, de câmaras ou drones, a cobertura 5G possibilita, de igual modo, uma inspeção rápida de infraestruturas ou produtos, com toda a segurança, evita a deslocação de colaboradores para zonas de perigo e reduz os custos, bem como potencia a utilização de ferramentas de AR/VR o que simplifica as operações do dia a dia.