Sistema inovador de incorporação de óleos essenciais em fibras têxteis

O projeto NEO4Future pretende criar soluções inovadoras para a produção de tecidos e malhas com propriedades cosméticas, afigurando-se como uma solução de elevado valor acrescentado para a indústria do têxtil e vestuário. 

O consórcio composto por 3 empresas – FITEXAR, BLOSSOM ESSENCE e SMART INOVATION — e 2 entidades do Sistema de I&D – Universidade da Beira Interior (UBI) e Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) visa o desenvolvimento de novas formulações de óleos essenciais, encapsulamento das mesmas em estruturas (nano)porosas biocompatíveis que protejam os óleos essenciais na fase de incorporação em filamentos têxteis e, por fim, criar têxteis funcionais com esses fios. Os tecidos e malhas são assim enriquecidos com estes óleos, que serão libertados de forma prolongada durante o seu uso, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do utilizador final.

O projeto NEO4Future é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 936 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 674 mil euros.