Inovação 5G: Manobrar guindastes à distância

O terminal East-West Gate, recentemente inaugurado na Hungria, já é considerado o maior centro de redistribuição de mercadorias entre a Europa Ocidental e Oriental. Com uma área de 85 hectares, o terminal está em Fényeslitke, vila na região da Grande Planície do Norte próxima da fronteira com a Ucrânia. A localização é uma das grandes vantagens, uma vez que facilita o transporte ferroviário e rodoviário de mercadorias entre a Europa Ocidental e Oriental e, ainda, entre Europa e Ásia.

Este terminal que tem vindo a transformar o transporte ferroviário de mercadorias, destaca-se pelo uso da tecnologia 5G e Inteligência Artificial (IA) para manobrar à distância vários guindastes em simultâneo. Toda a operação é feita a partir de uma sala de comando equipada com monitores e câmaras de alta-resolução, que permite aos trabalhadores controlar individualmente quatro guindaste em simultâneo.

Procurando adaptar-se à crise geopolítica desencadeada com a guerra Rússia – Ucrânia, o EWG foi igualmente construído para ganhar uma capacidade significativa no transbordo de produtos agrícolas, estando em vias de se tornar o maior centro ferroviário para as exportações alimentares ucranianas. Possuindo certificação adequada, os guindastes podem ainda transportar materiais sensíveis, como gás e produtos químicos.

Entre as novas tecnologias implementadas no terminal, o EWG destaca ainda um gémeo digital, que monitoriza as operações em 3D, com o tráfego de comboios, camiões, guindastes, veículos de transporte e mercadorias acompanhados virtualmente e em tempo real. A solução, usada no apoio à manutenção preventiva, simulação e, ainda, para aumentar a segurança do terminal, também melhorou as condições de trabalho e a eficiência operacional.

As tecnologias implementadas permitiram melhorar a eficiência dos transportes em mais de 20% e diminuir as despesas em 40%. O terminal, sendo também alimentado por painéis solares, tem ainda um reduzido impacto ambiental.