Tecnologia 5G no novo armazém automático

A SUMOL+COMPAL, empresa dedicada à produção de bebidas, está a transformar as suas operações através da realização de vários investimentos com vista à transformação digital. Nesse sentido, em outubro de 2021 inaugurou o seu novo armazém automático, em Almeirim, com o qual pretende duplicar a capacidade de armazenamento, aumentar a rapidez de expedição, reduzir os stocks totais de produtos acabados nas operações em Portugal e eliminar duplos transportes, reduzindo a pegada de CO2 em cerca de 1.000 toneladas por ano.

A implementação da tecnologia 5G no armazém, em parceria com a NOS, permite transformar processos industriais, materializar cadeias logísticas mais otimizadas, eficientes e seguras e contemplar um projeto de sensorização IoT, uma monitorização constante dos indicadores de performance nas linhas de produção e soluções assentes em realidade aumentada.

O novo armazém automático permite ganhos de eficiência muito significativos, passando a movimentar 1.000 paletes/hora face às anteriores 400 paletes/hora. Com a centralização das operações logísticas em Almeirim e o investimento em tecnologia de ponta, como a utilizada nos transelevadores com sistemas de regeneração elétrica, garante-se uma maior eficiência energética que chega a permitir redução em 50% no consumo de energia dos equipamentos.

A inauguração deste armazém representa um passo muito importante na modernização da empresa, conseguindo responder aos desafios do futuro da indústria 4.0 e refletindo maior eficiência e melhor nível de serviço a clientes, com menor impacto ambiental.