Os 5 setores mais impulsionados com o 5G

A consultora PwC publicou o relatório The global economic impact of 5G - Powering Your Tomorrow, onde estima em 1,3 triliões de dólares a contribuição dessa tecnologia para o PIB mundial em 2030.

De acordo com o estudo, os Estados Unidos (484 mil milhões de dólares), a China, (220 mil milhões de dólares) e o Japão (76 mil milhões de dólares) serão os países que terão o maior crescimento de atividade com as aplicações da tecnologia 5G, devido ao tamanho das suas economias e à solidez e modernidade dos seus sistemas de produção. Na Europa, a Alemanha será a grande beneficiada, com um impacto positivo de 65 mil milhões de dólares.

Mais da metade do impacto económico do 5G no mundo será produzido pela sua aplicação no setor de saúde e assistência social. O rápido crescimento da telemedicina, o atendimento remoto, o transporte de equipamento médico e medicamentos com drones e a comunicação entre médicos e pacientes continuamente e em tempo real (que irá ajudar a reduzir o tempo de internamento hospitalar) são algumas das aplicações do 5G nesta área. 

No setor de serviços públicos inteligentes a análise destaca como a aplicação do 5G neste setor contribuirá com 330 mil milhões de dólares para o PIB mundial em 2030, graças, entre outros fatores, a contadores e redes inteligentes de fornecimento de energia que levam a um uso da energia mais racional, uma melhoria na gestão de resíduos por meio de monotorização digital e uma redução de vazamentos de água com a implantação de sensores.

Por meio da conectividade móvel, o 5G também irá permitir melhorar a experiência do consumidor de consumo e media. A aplicação dessa tecnologia contribuirá com 254 mil milhões dólares para o PIB mundial em 2030 e pode melhorar o marketing em tempo real e o relacionamento com os consumidores e melhorar os benefícios de jogos online.

O estudo revela ainda que, com o 5G, as máquinas industriais não precisam necessariamente estar localizadas num local específico, isto graças à sua grande capacidade de conectividade wireless e maior flexibilidade permitida aos fabricantes. Será ainda possível incorporar robôs e veículos autônomos em ambientes industriais, oferecendo transporte inteligente, seguro, eficiente e confiável. Tudo isto tornará mais fácil personalizar produtos para atender a requisitos específicos com maior qualidade, escala e velocidade com menor custo e reduzindo defeitos de fabrico, fatores que irão acrescentar 134 mil milhões de dólares ao PIB mundial em 2030. 

Finalmente, a aplicação de 5G em serviços impulsionará o crescimento global em 86 mil milhões de dólares, já que a nova tecnologia móvel vai melhorar a experiência do cliente, bem como reduzir as perdas por fraude, avançando na segurança, através, por exemplo, do reconhecimento facial.

Em relação a Portugal, segundo um estudo da Deloitte, o impacto do 5G na economia portuguesa vai ser tremendo: 17 mil milhões de euros em crescimento económico, até 2035.