Digitalização no setor da construção

Segundo o estudo “Digitalisation in the construction sector” da European Construction Sector Observatory - abril de 2021, o setor da construção é central na União Europeia, pois emprega 18 milhões de pessoas, contribui para 9% do PIB e impacta fatores sociais, ambientais e climáticos (ex. emissões de Gases de Efeito de Estufa e resíduos).

Contudo, o setor da construção continua a ser um dos menos digitalizados, havendo muito por fazer no que respeita à eficiência de processos e onde a digitalização é crucial ao nível da competitividade e da sustentabilidade.

Assim, sendo este setor um dos motores da economia da UE, identificaram-se como principais drivers e challenges para contrariar esta tendência:

Drivers:

  • Políticas da União Europeia como a Directive on the Energy Performance of Buildings e o European Green Deal;
  • Financiamento: Horizon Europe (dotação: 95,5 mil milhões de euros), Digital Europe programmes (dotação: 7,5 mil milhões de euros) para suportar investimentos na digitalização de infraestruturas, IDI e desenvolvimento de novas tecnologias;
  • Mercado: aumentar a produtividade, reduzir custos e procura do mercado por tecnologias/soluções mais digitais.

Challenges:

  • Custo do equipamento e software (ex. impressoras 3D, robots e sensores);
  • Falta de RH qualificados;
  • Falta de conhecimento sobre novas tecnologias.

 

De realçar que a ideia de que o setor da construção não tem capacidade e/ou interesse na transformação digital não corresponde à realidade. Existem uma série de tecnologias em desenvolvimento que estão cada vez mais integradas nas empresas no setor - tecnologias como BIM ou sensores estão a ser usados regularmente em projetos de construção de grande dimensão. No entanto, existem desafios significativos em particular quando se trata de micro e pequenas empresas e projetos de menor porte.