Indústria 4.0

Um fabricante de moldes, com sede na Alemanha, produz moldes inteligentes equipados com um grande número de sensores, que recolhem dados sobre parâmetros do processo (ex. temperatura, velocidade de fluxo e pressão) durante todo o processo de fabricação. Assim, os dados do processo necessários para a documentação podem ser recolhidos para cada componente e ser armazenados a longo prazo, conseguindo oferecer um molde personalizado que responda a todos os requisitos do cliente.

Este tipo de molde pode ser usado, por exemplo, em moldes de encapsulamento para o refinamento de vidros e chapas de policarbonato com poliuretano ou para fabrico de componentes com base no processo PUR-RIM. Além disso, é considerado apto ao produzir componentes com elevados padrões de qualidade ao nível da produção e documentação, respondendo a clientes como os fabricantes das indústrias automóvel, farmacêutica e aeroespacial, que devem documentar todos os dados de produção dos componentes como prova de produção.

Os moldes inteligentes reduzem ainda consumo de material e energia, ao mesmo tempo que aumentam a produtividade e precisão do processo. Todas as informações podem ser processadas no local (no molde) ou encaminhadas para os sistemas de controlo, onde quaisquer desvios dos valores alvo especificados são exibidos e podem ser corrigidos imediatamente. Além disso, a sequência correta e a execução das etapas de trabalho podem ser especificadas e controladas pelo próprio molde, permitindo que o operador saiba sempre que etapas de trabalho foram realizadas corretamente na ordem especificada e quais são as próximas.